Carreira acadêmica é responsável pelo avanço do conhecimento na área odontológica
Durante a graduação é normal que os alunos se perguntem qual direção devem seguir dentro da odontologia. Nesse sentido, a opção mais escolhida é a prática clínica em um consultório próprio. Mas você já pensou na carreira acadêmica?
Assim, como em outras profissões, a odontologia é uma área que permite ao profissional um número abrangente de caminhos para trilhar sua carreira. A carreira acadêmica, em especial, é uma excelente opção para os profissionais que têm sede de conhecimento e prazer pelo estudo.
A carreira acadêmica é a área dedicada à pesquisa e ao lecionamento universitário, desenvolvida por uma pós-graduação stricto sensu.
O que é carreira acadêmica?
A carreira acadêmica na odontologia possui extrema relevância no progresso e no aperfeiçoamento da própria profissão, uma vez que é por meio dessa carreira que se chega a pesquisas e inovações importantes que representam o avanço do conhecimento na área.
Além de contribuir diretamente para o avanço científico, também é atribuído ao profissional a responsabilidade de transmitir todo esse conhecimento a outros estudantes, atuando como professor universitário.
O profissional que segue nesse ramo poderá possuir as seguintes incumbências:
- Lecionar em universidades ou em cursos de especialização;
- Desenvolver pesquisas, artigos científicos e livros;
- Orientar alunos de graduação e pós-graduação;
- Ser uma autoridade em determina área e participar de congressos e palestras;
- Ter funções administrativas e pedagógicas na instituição de ensino.
Agora que você entendeu o que é carreira acadêmica, vamos entender como ingressar à área.
Diferente da formação voltada para a prática clínica, conhecida como “latu sensu”, a carreira acadêmica demanda uma formação “stricto sensu”, que possui seu foco em pesquisa e ensino.
As modalidades dentro da formação stricto sensu são:
- Mestrado;
- Doutorado;
- Pós-doutorado.
Uma vez formado, o profissional estará habilitado para atuar na área acadêmica. Contudo, essa é uma área em que o professor jamais deixa de ser um estudante. Para se destacar, esse profissional deverá estar em constante aprendizado e atualizado sobre as pesquisas e estudos do momento.
Quais são as vantagens da carreira acadêmica?
- Salário atrativo: apesar do que se pensa, a carreira acadêmica pode proporcionar salários tão atrativos quanto a vida da prática clínica. Quanto mais preparado e dedicado for o profissional, maiores são as chances de reconhecimento e de um salário proporcional;
- Menor concorrência no mercado: como já dissemos, a escolha mais comum dos graduandos é a prática clínica nos consultórios privados. Isso faz com que a área acadêmica seja muito menos concorrida e mais valorizada no mercado. O pequeno número de profissionais habilitados na carreira acadêmica coloca em destaque os profissionais preparados;
- Férias e flexibilidade: a carreira acadêmica na área odontológica também pode proporcionar alguns privilégios, como férias duas vezes ao ano e a flexibilidade de tocar outros projetos e trabalhos paralelamente;
- Conhecimento: outra vantagem da área é a oportunidade de estar no centro do conhecimento. Afinal, a universidade é o local onde as inovações surgem e as pesquisas estão em constante desenvolvimento, mantendo o profissional atualizado com mais facilidade.
Se você ainda está fazendo sua graduação em odontologia e possui dúvidas sobre a carreira acadêmica, uma ótima dica é se envolver nas atividades da universidade. Assim, será mais fácil decidir se essa é a carreira certa para você.
Você pode participar de projetos de extensão, ir a congressos, participar de palestras, realizar atividades de monitoria e, principalmente, começar um projeto de Iniciação Científica (IC) sob a orientação de um professor.
Se a vida acadêmica realmente te atrair, então, sem dúvidas, esse é o ramo da odontologia que te trará mais satisfação após sua formação.