Conheça alguns programas com foco no atendimento primário da saúde dos brasileiros
Alguma vez você já ouviu falar sobre a atenção primária à saúde? Esse termo é bastante usado entre os profissionais da área, inclusive no ramo da odontologia.
Para muitos, a atenção primária à saúde é considerada a porta de entrada dos usuários nos mais diversos sistemas de saúde. Entretanto, o termo possui uma definição mais complexa.
Atenção primária à saúde é definida como uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada a maioria das necessidades de uma população.
Para isso, são realizadas ações preventivas e curativas, bem como a atenção específica a diversos indivíduos e comunidades.
Assim, é possível dizer que a atenção primária à saúde é uma espécie de atenção básica, um atendimento inicial ao paciente.
Objetivos da atenção primária
A atenção básica possui objetivo de orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.
Ela funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Atenção primária à saúde bucal
Dentre as diversas vertentes da atenção primária à saúde, existe uma especialmente voltada para a odontologia. Os principais objetivos dela são:
- Atendimento de urgências;
- Pequenas cirurgias ambulatoriais;
- Procedimentos relacionados com a fase clínica da instalação de próteses dentárias elementares.
Como é o programa de atenção primária no Brasil?
No brasil, existem diversos programas do governo relacionados à atenção primária à saúde bucal. Entre eles, podemos citar, como os principais:
Estratégia Saúde da Família
Promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Estratégia de Saúde de Família é um projeto que inclui medidas preventivas e um cuidado mais humano com o paciente.
Desse modo, o atendimento é realizado nos postos de saúde de alguns bairros do país por equipes formadas por dentistas, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários.
Programa Brasil Sorridente
O Programa Brasil Sorridente é considerado maior programa de saúde bucal do mundo. Assim, ele foi promovido pelo Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Saúde Bucal.
Dessa maneira, o programa é constituído por medidas de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.
Além disso, junto ao programa, foram implementadas as medidas nomeadas como Atenção Especializada.
Entre elas, podemos citar os Centros de Especialidades Odontológicas, os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias e a Assistência Hospitalar.
A odontologia na atenção primária ainda engloba outras iniciativas extremamente importantes, como:
- Equipes de Consultórios de rua, que atendem pessoas em situação de rua;
- Programa Melhor em Casa, de atendimento domiciliar;
- Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que busca alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.
Como podemos ver, os projetos voltados à área da saúde são bastante abrangentes e beneficiam diversas pessoas em todo o país.
Assim, é possível dizer que através desse diversos programas, a atenção primária à saúde promove uma melhora bastante significativa na qualidade de vida da população em geral.