Pacientes que fazem uso de anticoagulantes podem enfrentar problemas nos tratamentos odontológicos
Diferente do que muitos imaginam, os medicamentos podem aumentar os riscos durante tratamentos odontológicos. Alguns afetam a cicatrização e outros, como os anticoagulantes, aumentam o risco de sangramentos.
Para você entender melhor esse processo e saber como agir nesse caso, produzimos esse artigo. Confira tudo o que você precisa saber sobre anticoagulantes e odontologia!
Os anticoagulantes são remédios que afinam o sangue, deixando-o sempre líquido e impedindo que se formem coágulos.
Os coágulos são muito importantes para a cicatrização, mas em alguns casos, eles passam a impedir a circulação de sangue e podem causar uma série de problemas, como AVC e trombose.
Quem usa anticoagulantes?
Os medicamentos com anticoagulantes costumam ser recomendados apenas para pacientes que sofrem com a formação de coágulos ou que tem alto risco de desenvolver trombose, por exemplo.
Algumas gestantes e cardíacos também podem consumir remédios com essa substância, para diminuir o risco de alguns problemas de saúde.
Quais são os remédios que contém essa substância?
Os medicamentos mais comuns são: Heparina, Varfarina e Xarelto. Eles podem ser injetáveis ou orais.
É importante lembrar de que qualquer medicamento que tenha efeito anticoagulante só deve ser usado sob supervisão médica, pelos riscos que apresentam.
Quais são os riscos dos anticoagulantes?
Como já explicamos, esses remédios afinam o sangue, impedindo a formação de coágulos. Então, o maior risco anticoagulante é facilitar uma hemorragia e atrasar a cicatrização.
Ou seja, um procedimento simples como a limpeza dentária pode gerar um grande sangramento. Em uma cirurgia, o risco de hemorragia é altíssimo.
Justamente porque os coágulos são uma forma de “tampar” a saída do sangue, mas eles não serão formados – demandando medidas prévias do dentista para impedir o pior.
Então, o que devo fazer?
O primeiro passo é avisar seu dentista do uso desses medicamentos antes de realizar sua consulta. O profissional saberá quais medidas tomar antes de realizar qualquer procedimento.
Se você precisar passar por algum procedimento mais invasivo, como a extração de dentes ou uma cirurgia, seu dentista deverá conversar com seu médico para encontrarem a melhor saída.
Na maior parte dos casos, será prescrito que você pause o uso do medicamento uma semana antes do procedimento ser realizado. Isso faz com que seu sangue não esteja tão fino e a cicatrização aconteça de forma mais natural.
Cuidados odontológicos especiais
Se você faz uso de medicamentos anticoagulantes, seus cuidados com a saúde bucal devem redobrar. Isso porque uma higienização mal feita pode gerar sangramentos até durante a escovação.
Ou pior, você pode desenvolver uma doença bucal que exigirá uma intervenção do seu dentista.
Por isso, é aconselhável que você tome os seguintes cuidados:
- Use escovas de dentes macias e não seja agressivo na escovação;
- Passe o fio dental da maneira correta;
- Vá ao dentista a cada três meses. Isso evita o acúmulo de placas e o surgimento de doenças bucais!
- Não deixe de lembrar seu dentista sobre o uso dos seus medicamentos nas consultas. Se houver qualquer alteração na medicação, também avise.
Agora que você sabe sobre todos os riscos que os anticoagulantes podem trazer na odontologia, fique atento! Os procedimentos podem ser realizados de forma segura!