Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Afta na garganta se desenvolve por diversas causas

Afta na garganta se desenvolve por diversas causas

Veja os sintomas e como tratar a afta na garganta

Muitas pessoas acreditam que lesões e ferimentos na boca se desenvolvem apenas na língua. Mas, saiba que eles podem surgir em outros lugares também, como a afta na garganta.

Dor e desconforto são as principais reclamações de quem está com afta na garganta. A hora de engolir ou de falar são as atividades mais prejudicadas e dolorosas.

A afta na garganta é uma ferida com cor avermelhada. Bem no centro, ela apresenta uma cor esbranquiçada. Assim, ela é uma pequena lesão causada pela perda do tecido normal da mucosa oral presente na garganta.

Não há diferenças entre a afta na boca e as afta na garganta. Elas podem se manifestar em qualquer região que é mais propícia a ter ferimentos.

Sintomas das aftas na garganta

A afta surge silenciosamente. Mas, ela pode dar sinais que não devem ser evitados. Por isso, fique atento aos sintomas mais comuns, que são:

  1. Dor;
  2. Coceira;
  3. Desconforto para engolir;
  4. Vermelhidão e ressecamento;
  5. Febre;
  6. Cansaço; e
  7. Inchaço na região que a afta vai nascer.

O que causa a afta na garganta?

As lesões na garganta aparecem por diversas causas. A mais comum é a imunidade baixa. Por isso, quando o sistema imune enfraquece, nossas proteções reduzem e as feridas se proliferam.

A nossa alimentação também influencia no aparecimento delas. Quando ingerimos alimentos muito ácidos, como o abacaxi, elas surgem mais frequentemente.

A deficiência de vitamina B, de ácido fólico e de ferro também são motivos para o desenvolvimento de aftas na garganta.

Períodos complicados emocionalmente, períodos menstruais e períodos de mudanças hormonais também estão diretamente ligados no aparecimento delas.

Ainda, problemas de estômago, como o refluxo entram nessa lista. Doenças como o HIV, diabetes e câncer ajudam na manifestação da afta.

Como faço para tratar aftas na garganta?

Curar a afta é simples. Ela pode simplesmente desaparecer depois de 7 a 10 dias ou você pode antecipar o processo.

Para isso, é recomendado o uso de pomadas analgésicas, de enxaguantes antissépticos bucais e até de antibióticos. Assim, a irritação pode ser minimizada.

Mas lembre: consulte sempre o seu dentista de confiança antes de qualquer iniciativa.

Devo ir ao dentista?

Quando você perceber que as feridas estão aparecendo frequentemente, talvez seja a hora de fazer uma visita ao dentista.

Em casos muito extremos, as lesões podem chegar até o esôfago. Isso irá dificultar o processo de engolir e causará a sensação de comida presa na garganta.

Prevenção das aftas na garganta

O melhor caminho para evitar as aftas é a prevenção. Fique atento para uma escovação depois de todas as refeições. O uso de escovas de dentes macias é recomendado.

É essencial usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Ainda, enxaguantes bucais completam o processo de higiene ao eliminar as bactérias.

Fazer gargarejos com água morna e sal também é importante. Ela atua como antisséptico bucal e pode ajudar com a limpeza.

Na hora da alimentação, é bom evitar alimentos com ácido. Foque em alimentos ricos em vitamina B, ácido fólico e ferro. Abuse de iogurtes, maçãs e mangas.

Fique sempre em dia com as consultas ao dentista! Pergunte e saiba mais sobre a sua higiene bucal. Assim, você consegue evitar alterações na sua saúde, como a afta na garganta.

Sair da versão mobile