Para montar um consultório odontológico é preciso traçar um planejamento certeiro
Montar um consultório odontológico é o primeiro passo para um dentista se tornar independente. Mas esse processo não é simples e requer atenção.
Para um consultório odontológico dar certo, é preciso saber ter planejamento, escolher o local mais adequado, controlar bem os produtos e ser organizado.
O consultório odontológico é o local onde o dentista atende seus pacientes. Geralmente trabalham juntos no atendimento do paciente, o dentista, seu ajudante, que é o auxiliar de saúde bucal, e um secretário.
E quais os primeiros passos a se tomar?
Escolha do Local
Em primeiro lugar, para abrir seu consultório odontológico, faça um levantamento socioeconômico da região onde pretende montar o consultório. Assim, você poderá saber qual especialidade é melhor para aquela área.
Especialistas em empreendedorismo recomendam, por exemplo, que em um bairro onde a renda per capita é mais baixa, ser um clínico geral já basta.
Se o dentista quiser seguir alguma especialidade, o ideal é mapear as áreas de interesse.
Confira se o prédio é adequado para receber os equipamentos de um consultório de dentista, além de possuir estrutura suficiente para banheiros, sala de espera e sala de atendimento.
É sugerido que a área de atendimento ao paciente tenha 9m². Para a recepção, leve em consideração 1,2m² para cada paciente.
Embora sejam simples, listamos alguns pontos importante e que fazem total diferença para os pacientes:
- Boa aparência do lugar;
- Segurança;
- Estacionamento.
Documentação do consultório odontológico
Provavelmente é a parte que mais causa incômodo. No entanto, é muito importante. Afinal, é necessário fazer com que o negócio esteja plenamente na legalidade.
É aconselhado que o dentista entre em contato com o Conselho Regional de Odontologia da região.
Eles podem sanar todas as dúvidas que envolvem essa regularização, visto que algumas legislações mudam de acordo com o município.
Consultar um contador também é essencial.
- Faça o registro de autônomo na prefeitura, mediante pagamento de taxa. Apresente RG, CPF e IPTU do local onde será o consultório;
- Inscreva-se no INSS;
- Peça o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros;
- Faça a inscrição em uma empresa que realize a coleta de resíduos, pois existe jeito certo de descartar esse tipo de lixo;
- Se for utilizar aparelhos de radiografia, solicite o Laudo Radiométrico.
Conheça a concorrência
Para qualquer empreendimento, é preciso fazer uma análise de concorrência. Levante esses pontos dos outros consultórios odontológicos:
- Tempo de mercado;
- Tipo de pacientes atendidos;
- Como conseguem novos pacientes;
- Quais formas de pagamento costumam aceitar;
- Quais especialidades oferecem;
- Como é a estrutura do prédio.
Trace um plano de marketing
Isso ajuda a captar novos pacientes e tornar-se cada vez mais reconhecido.
Esse plano pode ser tanto offline, através de banners, panfletos e propagandas em jornais, quanto online, em mídias sociais e sites.
Sem esse planejamento, a popularidade do seu consultório dentário só crescerá por meio do boca a boca dos pacientes, o que tende a demorar.
Consulte especialistas na área de marketing. Eles podem se assessorar para dar o primeiro passo na divulgação, principalmente no meio digital.
Quanto custa montar um consultório?
Por fim, para montar um consultório odontológico, com o preço médio que se encontra no mercado hoje, o dentista precisará investir cerca de R$ 25 mil, somando o preço dos equipamentos, documentos, aluguel e móveis.